Mesa posta

Quem tal começar o dia com uma mesa preparada com capricho? Confira 5 dicas para montar uma mesa de café da manhã muito especial!

  1. Mude o cenário

    Leve a refeição para a varanda, jardim ou sala. Um novo ambiente traz leveza e descontração. Use plantas e flores para colorir o espaço e dar um toque de bem-estar, além do colorido e aroma das frutas.

  2. Misture cores e texturas
    Combine louças lisas e estampadas para criar uma composição acolhedora.

  3. Monte a mesa com funcionalidade e charme

    Para o cardápio tradicional — pães, frutas, cereais e o café quentinho —, aposte em pratos de sobremesa, xícaras de chá ou café com pires, e copos para sucos naturais. Bowls e tigelas são ótimos para iogurtes, mingaus ou acompanhamentos especiais.

  4. Atenção aos talheres: use peças de sobremesa, chá ou café

    Lembre-se da regra clássica: facas à direita do prato, garfos à esquerda, e colheres à direita das facas.

  5. Ouse na apresentação

    Invista em cestas, combine louças diferentes coleções e sirva itens inusitados, como waffles, biscoitos artesanais ou frutas da estação cortadas de maneira criativa.

Exposição

Na exposição Re‑Selvagem, em cartaz na Casa Bradesco, a artista francesa Eva Jospin transforma materiais frágeis, como papelão, em florestas, jardins e paisagens.

São obras criadas camada por camada, que desafiam a lógica do efêmero: o que era matéria que parecia descartavel vira arte.

Entre os destaques está Selva (2024), obra que integrou a Bienal de Veneza e agora é apresentada pela primeira vez no Brasil. Feita com fibras naturais, a instalação convida o público a atravessar quase que um portal.

Outro ponto imperdível é o painel de 108 metros de comprimento por 3,5 metros de altura, bordado com mais de 400 tonalidades de fios de seda, linho, cânhamo e algodão. Produzido manualmente na Índia, ele já foi exibido em Versalhes e em um desfile Dior.

Cada obra propõe uma pausa.

Re‑Selvagem é uma floresta feita à mão e um lembrete da força que existe no que é indomado.

Re‑Selvagem – Natureza Inventada, de Eva Jospin

Casa Bradesco. Alameda Rio Claro, 190 (Cidade Matarazzo), São Paulo – SP

Até 7 de dezembro de 2025, de terça a domingo, das 12h às 20h

Ingressos: R$ 50 (inteira) / Grátis às terças-feiras (com agendamento)

Vitrine

Design e sustentabilidade

Coleção exclusiva de luminárias, caixas e bandejas assinada pelas marcas By Kamy, Vintage Cool e 11 Ideias. A parceria inédita entre os três fornecedores aposta em design sustentável, cujas peças reaproveitam fragmentos de tapetes costurados à mão, transformando resíduos em elementos sofisticados para decoração de eventos.

As luminárias combinam bases de MDF laqueado da Vintage Cool com cúpulas revestidas por tapetes da by Kamy, aplicados pela 11 Ideias. Já as caixas e bandejas surpreendem pela versatilidade: funcionam como centros de mesa, suportes decorativos ou charmosas opções para servir convidados.

Em comemoração aos seus 25 anos, a marca estudiobola lança uma nova coleção, que inclui espelhos, relógios de mesa, bandejas e luminárias. Para áreas externas, a marca apresenta vasos, mesas e cadeiras.

Com estrutura em aço tubular conformado e design minimalista, a Orla Cadeira se destaca pela combinação entre estética leve e alta durabilidade. Encosto e assento são formados por hastes lineares que garantem ventilação natural e rápida drenagem, tornando a peça ideal para áreas externas.

Disponível em três acabamentos, o modelo permite o uso de almofada solta, ampliando o conforto sem comprometer a clareza formal do conjunto.

Agenda

Divulgação / Placo

Divulgação / CMC

Construlev Expo, de 4 a 6 de novembro, no São Paulo Expo

Em sua primeira edição, a Construlev Expo trará todas as tecnologias e os grandes players dos sistemas industrializados como Steel Frame, Wood Frame, Construção Modular e Drywall e é voltada para toda a cadeia da construção: arquitetos, engenheiros, construtores e incorporadores que querem conhecer tecnologias e fornecedores dos segmentos.

Congressos, arenas técnicas e demonstrações ao vivo revelarão as vantagens da Construção a Seco, que tem como vocação mudar o rumo dos modelos construtivos convencionais, pela agilidade, organização e uso inteligente dos recursos naturais.

Um Design Brasileiro nos Anos 1950: Linhas de uma Casa Modernista

A mostra recria o ambiente da residência projetada por Oswaldo Bratke, onde o casal Maria Luisa e Oscar Americano viveu por duas décadas. O espaço ganha vida com obras de Portinari, Di Cavalcanti, Segall, Brecheret, Guignard, entre outros.

O design também é protagonista: poltronas M1 do estúdio Branco&Preto, tecidos geométricos e xilográficos, e peças originais da época revelam o diálogo entre arquitetura, arte e cotidiano.

Tudo isso em meio ao paisagismo de Otávio Augusto Teixeira Mendes, que integra natureza e estética modernista no parque da fundação.

Até março/2026!

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - av. Morumbi, 4.077, Morumbi Ter. a dom., das 10h às 17h30. Ingr.: R$ 40 ou grátis às terças-feiras

Semana Criativa de Tiradentes

16 a 19 de outubro

Com novas casas temáticas, circuitos de instalações e curadorias colaborativas, a 9ª edição da Semana Criativa de Tiradentes propõe uma imersão nos territórios criativos do país, valorizando saberes tradicionais e promovendo encontros entre artesãos e designers.

Entre os destaques de 2025 estão a estreia da Casa Paraíba e o retorno da Casa Pará, que fortalecem os laços com o Norte e Nordeste. O festival homenageia o artista popular Fábio Francino e dá protagonismo ao Vale do Jequitinhonha, com bordadeiras, benzedeiras e representantes da culinária local.

Instalações de nomes como Renato Imbroisi, Ana Vaz e Marcus Camargo formam um circuito artístico pelas ruas da cidade histórica.

Assine, compartilhe, divulgue e mande sugestões!

Acesse todas as edições, aqui: meuespaco.beehiiv.com

Até a próxima edição!

Keep Reading

No posts found