Meu espaço —que é um pouco de cada um de vocês que têm me motivado a seguir por aqui— chega em sua terceira edição com dicas de mobiliário para área externa para receber o verão e as férias em alto astral!
Na seção Bate-Papo, a designer de interiores Anelisa Lopes conta como trocou o jornalismo especializado —sim, ela viajou o mundo escrevendo sobre carros—pela decoração e a arquitetura. Uma frase dela me chamou muito a atenção “o jornalismo abre portas”. Sim, também concordo, abre portas e nos apresenta pessoas diferentes e interessantes. Foi em um evento que a conheci e desde então acompanho seu trabalho. Quando comentei sobre a newsletter, ela logo topou a entrevista. Confira!
Para 2025, muitas novidades e inspirações ;)
Aproveitem as festas para celebrar e também refletir sobre os sonhos, propósitos e o que é felicidade, sempre com saúde, é claro!
Até lá!
Vitrine
Mobiliário para área externa para curtir os dias de folga!

Fotos Divulgação
Criado pelo Studio Marta Manente em collab com Modalle Móveis, o balanço Perlage impressiona pelo design orgânico que esbanja conforto. Feito de materiais náuticos e espuma que repele a chuva e seca em duas horas.
Tapete redondo COIÓ, com fio náutico, para área externa da DOM DAQUI. As unidades são feitas à mão em vários estilos, cores e texturas.
De madeira cumaru e detalhes em metal, o sofá Toras Outdoor é assinado por Arthur Casas. Da Butzke, à venda na Mitte Möbel.
Da Hunter Douglas, Ombrelone Verano está disponível em mais de 20 opções de cores para a estrutura metálica e mais de 40 variedades de tecido, combinando com todos os estilos e preferências. O sistema de mastro lateral otimiza espaço e a disposição de mesas e cadeiras.
Lúdicas e cheias de personalidade, as mesas de apoio TOY, assinadas pelo designer Jayme Bernardo para o selo DIEEDRO, são versáteis, funcionando também como bancos.
A designer Luisa Moysés inspirou-se nas paisagens do nordeste brasileiro para criar a poltrona Trancoso para a Breton. Com estrutura em tubo de inox, pintada em laca, a peça é revestida em corda com almofada.
Bem pensado
Ideias criativas para os ambientes
Confira as soluções criadas pelas arquitetas Juliana Silva e Amanda Mori, do escritório Go Up Arquitetura, para deixar o lavabo compacto, original e com charme:
O piso de porcelanato é o mesmo usado na área de lazer, com spa, gourmet e churrasqueira. A escolha dá continuidade;
A bancada suspensa de serralheria confere amplitude e modernidade ao espaço;
Para o teto, o amarelo (Açúcar Mascavo, Suvinil) adiciona personalidade e contrasta com os tons neutros;
O espelho de formato orgânico (Leroy Merlin) reflete o céu azul, criando uma conexão simbólica com o teto, que remete ao sol e
O quadro (Bem DECOR) ajuda a ambientar e valorizar o lavabo.
Bate-papo
Anelisa Lopes, designer de interiores, sempre foi apaixonada por arquitetura e decoração. Na infância, ela se recorda de desenhar em cima dos folhetos de decorados distribuídos no farol. “Olhava para as janelas dos prédios imaginando como seria a decoração da casa.”
No entanto, na época da faculdade, a aptidão para escrever e o desejo de viajar o mundo a fizeram optar pelo jornalismo. “Foram 15 anos escrevendo sobre carros, viajando por diversos países.”
Há três anos, ela decidiu se dedicar somente ao design de interiores e ao blog Meu primeiro apê, no Estadão. “Foi uma virada de chave importante, pois representou uma atualização da minha identidade. Neste período, fiz quase todos os tipos de trabalho que envolve projeto e obra: sair batendo perna atrás de móvel para cliente, transporte de material no meu carro, limpar rejunte e pendurar quadro.”
Para ela, 2024 trouxe um amadurecimento pessoal e profissional significativo. “Entendi qual o foco que devo seguir, o cliente que quero atender e quando falar não.”
Acompanhe o bate-papo em que aconselha e dá dicas para quem também pretende mudar de profissão.

Anelisa Lopes, designer de interiores | Foto Divulgação
Como foi o processo de transição do jornalismo para o design de interiores?
Não foi planejada nem muito incentivada por aqueles que eu conhecia. Na época, tinha um cargo de gerência e uma carreira consolidada, porém estava descontente e não sabia como mudar isso.
Foi quando uma colega de trabalho me deu o conselho de estudar design de interiores, pois esse interesse estava muito claro na minha rotina, pois mudava a decoração da minha casa todos os dias, ajudava amigos a escolher objetos de design, visitava mostras e fotografava quartos de hotéis e restaurantes.
Assim, fui conhecer a Panamericana Escola de Arte e Design e saí de lá matriculada. No primeiro dia de aula, já sabia que o plano B acabaria virando o plano A. No entanto, foi um longo —e difícil— caminho até hoje. Acredito que esta nova carreira esteja muito ligada ao um processo de autoconhecimento, que não existia para mim. Os dois nasceram juntos na época da minha segunda gestação.

Projeto Pateo Sabor Paulista, nos Jardins
Como foi para você unir jornalismo e design no seu blog do Estadão?
O jornalismo abre portas. E não foi diferente com o blog. Começou como uma válvula de escape por indicação de uma amiga que trabalhava no jornal, para poder expressar um assunto que sempre me fascinou. Nos últimos anos, frequentei eventos, conheci pessoas e muitos fornecedores e lojas que não teria conhecido se não fosse por meio dele.

Projeto Indianópolis, em Moema
Quais são os planos para 2025?
No próximo ano, pretendo abrir um escritório dedicado a projetos residenciais e de restaurantes, pois um cliente me apresentou este mundo repleto de possibilidades, com a vantagem de ter liberdade criativa e um comprometimento real do dono para que se cumpra o projeto conforme foi desenhado por mim.
Qual o aprendizado que acha importante ressaltar?
Para quem está pensando em transição de carreira, dou dois conselhos: planejamento financeiro e confiança em si. 99% das pessoas não estará ao seu lado quando você começar do zero, mas se você tiver a certeza de que está no caminho certo, terá um objetivo para perseguir todos os dias.

Projeção 3D do Projeto Klabin, na Chácara Klabin
GPS
Novos endereços para conhecer!

Marel Design Mobili | Foto Divulgação
Marel Design Mobili, fabricante de móveis planejados e soluções sob medida, inaugura seu mais novo showroom na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 755.
O espaço, com projeto arquitetônico e de interiores do escritório Tufi Mousse Arquitetura, tem três pavimentos e traduz o compromisso da marca com inovação, qualidade e personalização, apresentando as mais recentes tendências em mobiliário.