Michelin Architecture & Design

Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Croácia e Brasil. Esses são os países com hotéis concorrendo à nova categoria Michelin Architecture & Design Award, que será divulgada em outubro.

Benesse HouseNaoshima, Japão

Criado por Tadao Ando, o hotel-museu na ilha de Naoshima explora a relação entre arquitetura e paisagem: suas linhas de visão se alinham ao nível do mar, criando a sensação de uma construção suspensa sobre as águas. Grandes painéis de vidro do chão ao teto enquadram cenários naturais — o oceano, os jardins e as montanhas de Shikoku — enquanto restaurantes e áreas de spa envidraçadas se abrem para a luz e para o horizonte costeiro.

Shebara ResortArábia Saudita

Com certificação LEED Platinum, o resort foi construído com módulos pré-fabricados e posicionados com precisão para garantir privacidade e reduzir interferências ambientais. Os painéis de aço inox refletem o mar e o sol, camuflando as estruturas na paisagem costeira. Projetado pelo escritório Killa Design, de Dubai.

Atlantis The RoyalDubai, Emirados Árabes

Com uma silhueta arrojada que redefine o conceito de arranha-céu, o Atlantis The Royal se impõe no horizonte de Dubai com seis torres interligadas por blocos em balanço. Projeto: Kohn Pedersen Fox

Rosewood São PauloBrasil

O Rosewood São Paulo se ergue como uma torre-jardim vertical de 93 metros, revestida por árvores nativas da Mata Atlântica e envolta em treliça de madeira. Integrado ao projeto Cidade Matarazzo, o hotel combina patrimônio histórico com inovação sustentável. Os interiores celebram o Brasil com materiais 100% locais e uma curadoria artística de 450 obras. Destaques incluem uma piscina infinita na cobertura, spa com cristais brasileiros e a Capela de Santa Luzia restaurada com vitrais de Vik Muniz. A arquitetura propõe uma fusão entre natureza, cultura e urbanismo regenerativo. Projeto Jean Nouvel

Vila Nai 3.3Croácia

Esculpida diretamente na encosta da ilha de Dugi Otok, a Villa Nai 3.3 utiliza a própria pedra retirada do terreno como material estrutural. O design ondulado é inspirado nas técnicas tradicionais da Dalmácia, como as paredes de pedra seca moldadas sem argamassa. Com oito acomodações, os interiores combinam mármore italiano, madeira e tons suaves em harmonia com o entorno. A estrutura quase invisível promove uma experiência de imersão total na natureza. Projeto Nikola Bašić.

O vencedor será anunciado em 8 de outubro de 2025.

Fotos: Divulgação

Vitrine

Design e tecnologia

Collab Tapetah + Helô Pinheiro traduz a alma do Rio em 4 modelos de tapetes exclusivos, produzidos sobre bouclé e suede.

Sol do Leblon, formato orgânico, com tons terrosos e alaranjados que remetem à luz que banha a praia no fim do dia, criando sombras suaves e formas fluidas.

Luar do Rio apresenta tons verdes, cinzas e azuis, que traduzem a serenidade da cidade sob o brilho prateado.

Ondas de Ipanema traz formas ondulantes e linhas suaves que remetem às encostas e ao contorno icônico do Pão de Açúcar, combinando as tonalidades verde, areia e cinza com nuances terrosas.

Dois irmãos: inspirado na imponente silhueta do Morro Dois Irmãos, que emoldura o Leblon e Ipanema. Tons de verde, areia e azul profundo capturam o contraste entre montanha, mar e céu.

A designer Marta Manente inicia sua colaboração com a Sierra Móveis assinando novas coleções para a marca. Para marcar o início dessa parceria, a Poltrona Blanc foi escolhida como a primeira peça da collab, unindo o olhar autoral da designer à sofisticação característica da Sierra.

Coleção Sensus 2026, do Grupo Bell’Arte, tem 36 lançamentos das marcas Bell’Arte Living e Bell’Arte Dreams. Assinadas por Crystian Freiberger, Larissa Diegoli, Lattoog e Ícon Design, as peças — que incluem sofás, poltronas, camas e cabeceiras — combinam sofisticação, funcionalidade e afeto cotidiano. A poltrona Arbo (foto) traz desenho orgânico e estrutura em madeira maciça Tauari. @bellarteoficial

A Rervi apresenta a Luminária Tácta com tecnologia sensível ao toque. Com design minimalista e linhas horizontais, a Tácta combina superfície metálica polida com base sólida, equilibrando leveza e robustez. www.rervi.com

Com formato de 90 x 90 cm e 7 mm de espessura, a série Oxi Ruddy, da Incepa, combina a aparência do aço oxidado com a resistência do porcelanato. Indicada para ambientes internos e externos, inclusive de tráfego superintenso, a peça tem acabamento Grip Plus, que oferece alto coeficiente de atrito — ideal para áreas como calçadas e terraços, com segurança e estilo industrial.

A De Bacco amplia a funcionalidade da linha Quadratino com o lançamento de dois acessórios: a Grade Aramada, que pode ser posicionada no interior ou no nível superior da cuba, como apoio para utensílios, ingredientes ou escorredor adicional, e o Escorredor para pratos e talheres.

Agenda

Um Design Brasileiro nos Anos 1950: Linhas de uma Casa Modernista

A mostra recria o ambiente da residência projetada por Oswaldo Bratke, onde o casal Maria Luisa e Oscar Americano viveu por duas décadas. O espaço ganha vida com obras de Portinari, Di Cavalcanti, Segall, Brecheret, Guignard, entre outros.

O design também é protagonista: poltronas M1 do estúdio Branco&Preto, tecidos geométricos e xilográficos, e peças originais da época revelam o diálogo entre arquitetura, arte e cotidiano.

Tudo isso em meio ao paisagismo de Otávio Augusto Teixeira Mendes, que integra natureza e estética modernista no parque da fundação.

Até março/2026!

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - av. Morumbi, 4.077, Morumbi Ter. a dom., das 10h às 17h30. Ingr.: R$ 40 ou grátis às terças-feiras

Semana Criativa de Tiradentes

16 a 19 de outubro

Com novas casas temáticas, circuitos de instalações e curadorias colaborativas, a 9ª edição da Semana Criativa de Tiradentes propõe uma imersão nos territórios criativos do país, valorizando saberes tradicionais e promovendo encontros entre artesãos e designers.

Entre os destaques de 2025 estão a estreia da Casa Paraíba e o retorno da Casa Pará, que fortalecem os laços com o Norte e Nordeste. O festival homenageia o artista popular Fábio Francino e dá protagonismo ao Vale do Jequitinhonha, com bordadeiras, benzedeiras e representantes da culinária local.

Instalações de nomes como Renato Imbroisi, Ana Vaz e Marcus Camargo formam um circuito artístico pelas ruas da cidade histórica.

Assine, compartilhe, divulgue e mande sugestões!

Acesse todas as edições, aqui: meuespaco.beehiiv.com

Até a próxima edição!

Keep Reading

No posts found